Gummo:um passeio por uma cidade que ninguém desejaria ter como lar...
- CACHAPANDO
- 3 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Gummo é apenas um extrato de um lado obscuro dos Estados Unidos, um lado que não querem que você veja.

Harmony Korine, cineasta estadunidense, é conhecido por seus filmes de conteúdo chocante e realista. Estreou como roteirista do polêmico Kids (1995), dirigido por Larry Clark. Aproveitando a maré de reconhecimento proporcionada pelo seu trabalho, Korine decidiu aventurar-se como um completo realizador de cinema e, a partir dessa experiência, lançou aquela que viria ser considerada sua obra mais visceral: Gummo. Bizarro, asfixiante e realista são os adjetivos mais adequados para descrever o filme, lançado em 1997.
O filme não possui uma história central, mas sim várias histórias que se cruzam em determinados momentos. Todas elas têm algo em comum: retratam o cotidiano decadente de pessoas que passam seus dias afogando-se em vícios e miséria, sem perspectivas de vida.
O enredo se passa na pequena cidade de Xenia, no estado de Ohio, vitimada por um tornado durante a década de 1970 (fato real ocorrido no ano de 1974). O evento resultou em várias desgraças, mas a maior de todas foi o dano psicológico em seus habitantes, que perderam totalmente a esperança em suas vidas, fazendo com que todos eles perdessem sua noção de humanidade. Harmony Korine faz questão de explicitar cada desgraça de cada morador da cidadezinha, em um tom realista e absurdo.
Entre as histórias mostradas em Gummo, destacam-se as vivências de: Tummler e Solomon, dupla de amigos que caçam gatos para vendê-los ao açougue, e que gastam seu dinheiro comprando cola para inalar; um garoto que veste um par de orelhas de coelho, não usa camiseta e que vive a vagar a esmo pela cidade, sendo citado nos créditos do filme como “Bunny Boy”; um trio de irmãs adolescentes (uma delas, a irmã mais nova, passando pela puberdade) conhecendo seu corpo e sua juventude.
Em Gummo, Harmony Korine utilizou várias lentes diferentes para criar uma sensação de clima único, fazendo com que o espectador sinta-se sufocado com a atmosfera densa do filme. Vários tópicos são tratados de forma direta, entre eles: miséria, drogas, preconceito étnico, homofobia, suicídio, eutanásia, pedofilia, etc. Tudo isso através das condições nas quais estão submetidos cada personagem.
Gummo é um retrato da pobreza existente nos Estados Unidos, sob uma perspectiva violenta e completamente distorcida. A grande lição que o filme passa ao espectador é que, independente de qualquer desgraça que ocorra, quem sofrerá as consequências serão as novas gerações (visto o fato da maioria do elenco principal ser composto por crianças e adolescentes). Em suma, Gummo é apenas um extrato de um lado obscuro dos Estados Unidos, um lado que não querem que você veja.
Título: Gummo
Gênero: Drama
País: EUA
Ano: 1997
Direção: Harmony Korine
Vinicius Braga
vinicius.braga.f0g00@gmail.com
Comments