top of page

Música e conscientização para crianças e adolescentes de Manaus

  • Foto do escritor: CACHAPANDO
    CACHAPANDO
  • 1 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura
  • Desde 2003 o Grupo Musical Singeleza vem fazendo uma trajetória brilhante quando o assunto é conscientização através da música.


Quando nos deparamos com o caos instalado na cidade de Manaus, por falta de estruturas e mecanismos de conscientização para crianças e adolescentes sobre questões políticas envolvendo cidadania, criminalidade e conscientização, encontramos projetos como o do militar aposentado e empresário Camilo Gomes de Assunção que desde 1999 desenvolve um projeto no bairro Nova Floresta (Zona Leste) com crianças e adolescentes da comunidade, embarcando propostas interessantíssimas que abordam temas diversos da sociedade.


ree

“O projeto surgiu da participação no Coral Nossa Senhora de Aparecida no Bairro Nova Floresta em dezembro de 1999. Tal projeto tinha o intuito de resgatar crianças e adolescentes da marginalidade e da desocupação, tirando-os das ruas, ocupando o tempo ocioso delas, ensinando canto, instrumento de percussão, educação religiosa e ensino de cidadania” conta Sr. Camilo.

Ganhando repercussão na cidade, através da influência ativa política de Sr. Camilo, o grupo fez várias apresentações e entrevistas para programas televisivos e a partir de 2003, o projeto surge como Grupo Musical Singeleza. “Após consultas e sugestões, surgiu a ideia de colocar o nome do grupo de “Zanguizarra”, porém como ressoava em produzir som, tumulto e algazarra, resolvemos substituir o nome para “Singeleza”, atual nome, assim primando em participar a cultura de maneira singela e ética”.


Se tratando de bairros periféricos como o Nova Floresta, é importante a presença de projetos desse estilo, onde crianças e adolescentes possam encontrar refúgio e incentivo, e através da música e canto, compartilhar o sentimento mútuo de cidadania, inserindo essas crianças às questões políticas que enfrentamos.


Um dos trabalhos que o Grupo executa a bastante tempo são as criações de paródias com temas envolvendo políticas e cidadania. O grupo possui uma biblioteca com várias composições durante o período em que o projeto existe. Os instrumentos musicais usados pelos integrantes são os instrumentos de percussão, no qual cada um tem o seu papel dentro das composições feitas pelos participantes do projeto.


O grupo possui uma rotina de ensaios e apresentações ao longo da semana. A sede fica na Rua rubi, número 11, Bairro Nova Floresta. Para que a criança e o adolescente possa participar é necessário que os pais procurem a administração do Grupo para assinar os termos de responsabilidades e ser informados de como funciona o projeto.


ree

“O Grupo Musical Singeleza está a disposição de qualquer instituição que tenha interesse em convidar o grupo para participar de eventos escolares, acadêmicos e comunitários.”

Esperamos que mais projetos como esse sejam criados e incentivados pelos órgãos responsáveis da nossa cidade. É de extrema importância que projetos sociais possam ser divulgados e apoiados dentro da nossa comunidade, assim, construindo um futuro mais esperançoso, político e democrático para as nossas crianças.


Wenderson Lima

 
 
 

Comments


NOTÍCIAS

CachaVirtual - 2018 - Gestão ViraTempo

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Siga-nos:

bottom of page